sexta-feira, 18 de julho de 2014

Reconheces a diferença de um espadim (agulhão) branco, azul e um espadarte ?

Hás vezes precisamos ter o peixe perto do barco para reconhecer as diferenças. Aliás, já conheci pescadores, provavelmente de fim-de-semana que não os reconheciam mesmo com o peixe já no barco. O comportamento do peixe na ponta da linha pode dar uma ideia, mas se não conheceres bem o comportamento do peixe é natural que te enganes.

O Espadarte, mesmo com características similares aos espadins, nem sequer são da mesma família. Aparentemente são peixes migratórios que viajam por todos os mares do mundo. O tradicional saltar do peixe quando fisgado, na realidade não acontece com o espadarte. Ou pelo menos nunca ouvi falar de tal. Ao contrario dos espadins, também chamados de agulhões, o espadarte só se alimenta de noite e portante a sua captura acontece especialmente na aurora ou no ocaso. Os espadartes são cinza escuro a cinza prata no ventre e em corte transversal são redondos. Já os espadins não, são elipsais no corte transversal.

O Espadim Branco não cresce até aos tamanhos do Espadim Azul e do Espadarte.

Max. Espadim Branco:  ???? 83kg
Max. Espadim Azul: 5 metros  820kg
Max. Espadarte: 4,5 metros 650Kg
(valores máximos alguma vez registados)

Mas e se for um pequeno Espadim Azul do tamanho de um Espadim branco, e a diferença???

O Espadim Branco faz um espectáculo de agilidade tal como o facilmente reconhecido peixe Vela (Primo), saltando e correndo a água enquanto bate a cauda e suspendendo o seu corpo de cor clara, enquanto o espadim Azul é mais contido dando saltos e não corridas em suspensão. Os espadins Azuis tem um corpo mais robusto que o Branco, mais esguio. Também e a melhor maneira dos inexperientes os reconhecerem, são as barbatanas. As do Branco são ligeiramente e proporcionalmente mais compridas e são redondas enquanto no Azul são bicudas.

Ok, com os peixes lado a lado tudo bem, mas e á distancia não se consegue ver a diferença.

Se não veres as barbatanas, tens de pescar mais para te habituares ao comportamento

Se prestares atenção, não existe erro possível entre os espadins e o espadarte, o qual tem as barbatanas muito similares na forma ao espadim Azul mas mais compridas. A barbatana dorsal do espadim Branco é cortada ou arredondada.

As imagens tiram qualquer dúvida.

Para aqueles que ainda não tem o olho treinado, comecem a prestar atenção a estes detalhes.


Tagged:

0 comments:

Enviar um comentário